Legumes Assados - Da Nossa Pequena Cozinha

23 de novembro de 2013

Legumes Assados

Postado por: Marília

Sem ideia de como sair do arroz com feijão de cada dia?

Vem comigo...


Que tal essas batatas assadas?

Batatas Assadas


Fiz assim (tudo à olho): batatas sem casca (cortei em quatro), ervas desidratadas (usei orégano e salsinha), alho socado (sem o broto), pimenta do reino, noz moscada, azeite, sal à gosto e forno - até as batatas dourarem e ficarem macias.


Querendo algo mais diferente ainda? Erva doce assada!


Erva-doce Assada


Despetalei o bulbo de uma erva doce, lavei em água corrente e cortei em lascas. Temperei com alho socado (sem o broto), sementes de erva doce (coisa perto de uma colher de chá), meio limão, pimenta do reino, azeite, sal a gosto e forno por aproximadamente 20 minutos.



Cenouras assadas

Outra posposta muito simples e deliciosa é assar cenouras: aqui cortei algumas cenouras em bastões que temperei com sal, pimenta do reino, folhinhas de tomilho e azeite. Mexi com as mãos para envolver bem todos os pedaços, que transferi para uma forma grande deixando espaço entre eles.  Levei para assar até ficarem dourados e levemente caramelizados. Você não tem noção do quanto fica bom!


Cenouras assadas

E repolho assado? Juro que é delicioso!



Repolho roxo assado

Cortei o repolho em fatias grossas - mantendo as folhas unidas pelo talo para não se soltarem. Temperei com sal, sementes de coentro levemente trituradas, pimenta do reino e azeite. Misturei com as mãos, garantindo que todas as partes fossem envolvidas pelo tempero.

Distribuí as fatias em uma forma, levei ao forno médio baixo, por 25 minutos, virando de lado na metade desse tempo.

Simples e incrível!



Batata doce assada

Aqui cortei batatas doces (roxa e salmão) em palitos grossos, que temperei com sal, pimenta do reino e azeite e mexi bem com as mãos para envolver todos os pedaços com o tempero.

Distribuí em uma forma deixando espaço entre os palitos e levei para assar em forno pré aquecido a 230°C por 45 minutos até ficarem crocantes. 


Minhas considerações sobre Legumes Assados: 

- Se quiser uma versão mais rústica das batatas, prepare-as com a casca. Fica uma delícia! Pode também variar o sabor substituindo as ervas: alecrim, tomilho, sálvia... solte sua imaginação!

- Ao escolher a erva doce, prefira as menores - as maiores são mais fibrosas. 

- Aqui no blog eu ainda ensino uma deliciosa Couve Flor Assada com Páprica, Abóbora Assada, ou ainda esta incrível Salada de Feijão Branco com Legumes Assados. Bora ver?


Bom apetite!


Se fizer me conta depois?

Beijo grande e volte sempre!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir