Salada de feijão branco, salsão e tomatinhos - Da Nossa Pequena Cozinha

9 de outubro de 2014

Salada de feijão branco, salsão e tomatinhos

Postado por: Marilia


Salada de feijão branco


Dia desses passei em uma loja perto do trabalho que vende grãos, temperos, embutidos, queijos... enfim, a Disney para quem gosta de cozinhar e de comer (rs). E daí me deparei com o tal do feijão branco - que, honestamente, demora para entrar na minha cozinha. Fiquei matutando enquanto pedia um pouquinho disso, um pouquinho daquilo e resolvi trazer um pouquinho dele também. 

Num almoço de domingo,  nos deliciamos com esta salada que acompanhou um lombinho marinado na cerveja.

Na verdade trata-se mais de um modus operandi do que de uma receita propriamente dita. Mas vou quantificar os ingredientes que usei, ok?

1 xícara (chá) de feijão branco
2 talos de salsão
1 xícara de tomatinhos cereja
1/2 cebola roxa
1 folha de louro
salsinha
sal
pimenta-do-reino moída na hora
azeite 
limão

Comecei a preparação no sábado, escolhendo os feijões. Lavei em água corrente e deixei de molho em água (suficiente para cobri-los) na geladeira. No domingo de manhã, cozinhei em panela de pressão com a folha de louro e uma pitada de sal até ficarem cozidos, porém firmes. Escorri em uma peneira e dei um banho de água gelada, a fim de cessar o cozimento. Reservei em uma tigela.

Piquei em tiras a cebola, os talos de salsão e os tomatinhos ao meio. Despejei na tigela juntamente com o feijão. 

No momento de servir, temperei com sal, pimenta, limão, azeite e finalizei com a salsinha picada.

Ficou ótima!

Minhas considerações:

- você pode fazer as substituições que quiser: rabanete, alho-poró, cenoura, vagem, ervilhas... pode até substituir o próprio feijão branco por outro grão de sua preferência; como o grão-de-bico, por exemplo.

- penso que naqueles dias quentes de verão, podemos ter um prato completo acrescentando atum, lascas de bacalhau, kani...

- por conter salsão - que é extremamente aromático - dei preferência a um molho mais simples. Mas sinta-se à vontade para temperar sua salada com os ingredientes que preferir!

Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir