Molho Pesto - Da Nossa Pequena Cozinha

2 de dezembro de 2014

Molho Pesto

Postado por: Marília




O pesto italiano é originário de Gênova, na Itália. E a receita tradicional traz queijo pecorino e pinoles. Porém, devido ao preço salgado desses ingredientes, é comum substituí-los por parmesão e castanha do brasil.

Por muito tempo, fiquei sem entender o "barato" que havia neste molho. Embora todos os ingredientes que formulassem o pesto me agradassem, o resultado sempre foi meio... eh.... broxante (pronto, falei!).

Tem pouco tempo que acertei fazê-lo de forma que agradasse ao meu paladar. Testei várias receitas, até que decidi fazer do meu jeito e, modéstia à parte, ficou ótimo!

Então hoje, divido a minha receita de pesto com vocês. Espero que gostem!

Coloquei os seguintes ingredientes no processador:

1 maço de manjericão fresco lavado - só as folhas
1/2 xícara (chá) de azeite de oliva - de boa qualidade
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
3 dentes de alho
6 castanhas do brasil 
pimenta do reino moída na hora a gosto

Triturei na modalidade pulsar, até ficar com esta consistência: 


triturado, porém "pedaçudinho" :)


Aqueci o molho numa frigideira, em fogo baixo, enquanto a massa cozinhava.  Em seguida envolvi a massa ao molho. Servi imediatamente.



Minhas considerações:

- como o queijo já é salgado e a massa foi cozida em água salgada, não houve necessidade de acrescer mais sal;

- caso queira fazer em quantidade, é possível armazená-lo na geladeira. Dura até uma semana;

- caso queira, salpique mais queijo parmesão no momento de servir;

- você pode fazer uma quantidade maior e congelar.



Bom apetite!



*** ensinei a fazer um pão delicioso com pesto. Receita aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir