Doce de Leite Azedo - Da Nossa Pequena Cozinha

15 de novembro de 2013

Doce de Leite Azedo

 postado por: Marília


Sabe aqueles doces de vó, de textura macia e que perfumam a casa? Esse é o doce. 
A receita é barata, porém exigirá paciência - de vó - para o cozimento. Mas, se você resistir bravamente, garanto que valerá a pena.

Doce de leite azedo


Você precisará de:

2 litros de leite integral
1 limão
as raspas desse limão
de 1 a 2 xícara (chá) de açúcar
canela em pau
paciência

Em uma panela funda levei coisa de 2 xícaras do leite ao fogo até iniciar a fervura, daí espremi o limão para azedá-lo. Acrescentei o restante do leite, a canela (usei dois pauzinhos), as raspinhas do limão e o açúcar. Misturei bem, abaixei o fogo - ao mínimo - para cozinhar. 

Minhas considerações: 

no meu doce usei 1 xícara de açúcar que, para o meu paladar, é o suficiente. Sugiro que comece com uma xícara e, conforme o doce for apurando, acrescente mais açúcar se assim quiseres.

como o cozimento é longo, não há necessidade de ficar "pajeando" a panela. Você pode dar uma espiadinha cada 20 ou 30 minutos, dando uma boa mexida por vez até reduzir pela metade. Daí a cada 15 minutos, pois é agora que o açúcar e o fogo iniciarão sua mágica: o doce começará a dourar e a encorpar. Aqui em casa gostamos da versão mais "sequinha", o que exige um pouco mais de tempo de fogo. Mas aí vale o gosto do freguês! O tempo total de cozimento do meu doce foi de 2h30min. 


Minhas considerações sobre o Doce de Leite Azedo:


- Só pra piorar a situação, sirva acompanhado de queijo fresco...

- você pode variar o sabor do doce fazendo substituições: cravo-da-índia, anis estrelado, raspinhas de laranja (no caso das raspas de fruta: atenção para não raspar a parte branca - ela deixará o seu lindo doce amargo!).

- Conserve na geladeira, potinho fechado.


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir