Farfalle ao Molho de Gorgonzola - Da Nossa Pequena Cozinha

21 de novembro de 2013

Farfalle ao Molho de Gorgonzola

Postado por: Marília



De sabor forte e pronunciado, o gorgonzola é quele tipo de queijo que ou você odeia ou ama. Aqui em casa eu e o amó curtimos bastante. 
A princípio tínhamos comprado o queijinho para uma pizza. Como acabou sobrando um tantinho, fiz essa massa que ficou delícia!



Farfalle ao molho de gorgonzola - blog da Nossa Pequena Cozinha
 Decifra-me ou... devoro-te!!

Iniciei colocando a água do macarrão para ferver - que posteriormente cozinhei, conforme as orientações do fabricante e reservei.  

Enquanto isso, fiz o molho: em uma panela, derreti uma colher (sopa)  de manteiga com um fio de azeite (para não queimar a manteiga). Refoguei uma cebola pequena beeemmm picadinha até dourar. Retirei a panela do fogo e acrescentei uma colher (sopa) de farinha de trigo. Acrescentei coisa de 300ml de leite e misturei bem (essa etapa é importante, para não empelotar. O fato da panela estar fora do fogo já ajudará bastante). Voltei com a panela para o fogo e, mexendo sempre, cozinhei até engrossar. Acrescentei uma lata de creme de leite com o soro, meia xícara de queijo parmesão, 1 xícara de mussarela, meia xícara de gorgonzola - não coloquei muito, pois é um queijo exibido, se exagerar ele domina! -  mexendo bem após cada adição, temperei com um bocadinho de pimenta do reino e noz moscada moídas na hora e acertei o sal. 

Ao final do cozimento, o molho ficou bem encorpado para o meu gosto, então afinei-o com leite, acrescentando aos poucos, até chegar ao ponto que eu queria. Finalizei com salsinha e servi imediatamente.


Farfalle ao molho de gorgonzola - blog da Nossa Pequena Cozinha

Bom apetite!

2 comentários:



Subir