Galinhada - à minha moda - Da Nossa Pequena Cozinha

16 de novembro de 2013

Galinhada - à minha moda

Postado por: Marilia




A galinhada que proponho à vocês não é a receita original: primeiro que não é feita com galinha (mas com o franguinho do mercado...) e foi adaptado conforme o gosto do pessoal de casa. É um prato único e democrático. É uma comida que lembra casa, acalenta. Sou fã.

Então, para quatro pessoas (comerem e ficarem felizes...)

700g de frango (aproximadamente)
2 xícaras de arroz
1 cebola média picada
3 dentes de alho picado miudinho
salsinha a gosto
cebolinha a gosto
pimenta do reino
suco de 1 limão
cenoura picada em cubos pequenos
1 folha de louro
sal
água quente

Eu costumo usar sobrecoxas . Tempero com antecedência (isso faz toda a diferença): retiro a pele, lavo em água corrente, escorro. Acrescento o sal, limão ou vinagre e pimenta do reino. Deixo descansar por 1 hora pelo menos - o ideal é de um dia para o outro.
Levo ao fogo uma caçarola grande - de fundo grosso - até que fique bem quente. Acrescento um fio de óleo e começo a fritar o frango. Essa etapa é importante: o frango deve ficar bem douradinho e dar aquela pegadinha no fundo da panela, sabe? É esse fundinho que vai dar todo o sabor pro arroz. Mas atenção: é uma pegadinha, não é pra deixar queimar, hein! 
Uma vez dourado o frango, retire-o da panela, acrescente a cebola fritando-a até dourar (nessa etapa, o fundinho da panela começará desprender-se), some o alho, doure mais um pouco, acrescente a cenoura, o arroz e misture bem. Devolva o frango (e o caldo que se formou) para a panela, acomodando-o de forma que ao acrescentar a água, esteja bem coberto (se quiser medir, 5 xícaras de água quente será o suficiente). Acrescente a folha de louro e acerte o sal. Tampe e deixe cozinhando em fogo médio até a água secar. Finalize com a salsinha e a cebolinha.


Minhas considerações: 

- um segredinho para o franguinho ficar com uma cor linda: acrescente açúcar no momento da fritura (uma colherinha de chá é o suficiente); 

- a quantidade de água para o cozimento pode variar (dependendo da marca do arroz que usas, por exemplo). Então, recomendo que inicie com 4 xícaras (chá) e, caso haja necessidade acrescente mais. Em casa gostamos do arroz al dente, mas se preferes mais cozidinho, coloque um pouco mais de água. 



Coma acompanhado de pimenta, uma caipirinha e de quem você ama.

P.S. O preparo desse prato carece de vigília. Nada de abandonar a panela e ir para o Facebook, hein!?


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir