quarta-feira, 23 de abril de 2014

Torta de Pão (Velho)



Postado por: Marília

Tem um tanto de pão sobrando aí na sua despensa e não sabe o que fazer com ele? 
Que tal uma torta salgada para o lanche da tarde ou até para o jantar?
Olha só:





Faz um tempão que vi essa torta lá no Panelaterapia e, desde então, fiquei ensaiando para fazê-la. Como no aniversário da filhota sobraram pães do lanche de pernil - receita em breve! - vi a oportunidade de testar a receita e ainda repor o estoque de farinha de rosca  \o/ (rs).


Essa delícia eu preparei assim: untei o fundo do refratário (grande) com margarina e farinha de rosca. Piquei grosseiramente 6 pães (tipo francês) acomodei-os na forma e reguei com azeite. Numa tigela, bati 3 ovos, acrescentei 1 1/2 xícara (chá) de leite, um punhado de queijo parmesão ralado - que estava sobrando na geladeira - e  temperei com sal e pimenta do reino. Reguei os pães com essa mistura e reservei.
Piquei em quadradinhos pequenos 250g de muçarela fatiada, meia cebola e um tomate grande - com as  sementes - distribui sobre os pães. Polvilhei orégano para finalizar.
Levei para assar em forno a 180º pré aquecido até dourar. 

Bom dimais da conta!




Minhas considerações:

- Embora tenha feito só com queijo e tomate, acredito que as possibilidades de recheios sejam muitas: sobras de frango assado, carne desfiada, escarola refogada, pimentões, sardinha... o céu é o limite!

- Caso opte por servir no jantar, providencie uma bela saladinha e será uma refeição completa!

- Como sobrou um tanto, conservei em geladeira, aqueci na hora de comer e continuou ótima!

Bom apetite!