Canjica - à moda da D. Marta - Da Nossa Pequena Cozinha

1 de junho de 2014

Canjica - à moda da D. Marta

Postado por: Marília

Junho chegou e as comidinhas típicas chegam com ele.
Para dar as boas vindas a essa época tão gostosa, quero dividir com vocês essa receita de família, que me traz à tona um gostinho da minha infância.

Primeiramente, escolhi 250g de milho branco (para canjica). Lavei em água corrente  e deixei de molho na geladeira por 4h - ou de um dia pro outro, se preferir - com água suficiente para cobrir.

Numa panela despejei a canjica - sem a água do molho-  acrescente 1 pau de canela, 3 cravos da India, 3/4 xícara (chá) de açúcar e 500ml de leite. Semi tampei (essa palavra existe, gente?) a panela e deixei cozinhar em fogo baixo por 30 min.

Uma vez cozido o grão, acrescentei 1 garrafinha de leite de coco, 50g de coco ralado e 1 xícara (chá) de amendoim torrado e moído (grosseiramente). Acertei o açúcar e deixei apurar em fogo baixo, até adquirir consistência ligeiramente cremosa.

Servi quentinha polvilhada de canela em pó.

Bom apetite!




Minhas considerações:

- Após os 20 minutos de cozimento verifique se o grão está cozido. Caso não esteja, deixe cozinhar mais um pouco. Se necessário, acrescente mais leite. O tempo de cozimento pode variar...

- Pode-se fazer uma panelada e congelar. Você terá essa gostosura por dias...


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir