Verrine de Creme de Limão com Farofa Crocante - Da Nossa Pequena Cozinha

12 de junho de 2014

Verrine de Creme de Limão com Farofa Crocante

Postado por: Marília

Com a passagem do dia dos namorados, me recordei que, na primeira vez que fui almoçar na casa do Luis ele preparou uma torta de limão para a sobremesa. Imagine se gostei : ) 


Essa versão de torta de limão é mais prática, pois não há necessidade de assar a massa e tal; fora que dá para fazer uma firula, servindo em taças - as famosas verrines. E fica lindo, né?

Para o creme de limão:

1 xícara (chá) de leite condensado
1/2 de xícara (chá) de suco de limão
3 claras

Para a farofa crocante:

1/2 xícara de nozes
10 biscoitos tipo maizena

Raspas de limão para decorar


No processador, triturei os biscoitos juntamente com as nozes e depositei a farofa no fundo das taças (aproximadamente 1 colher de sopa por taça). Reservei.

Na batedeira, bati as claras em neve - ponto firme. Fui acrescentando o leite condensado em fio, até obter uma espécie de merengue. Sem desligar a batedeira, acrescentei o suco do limão. Deixei bater rapidamente, para que as claras não perdessem a aeração.

Distribui o creme sobre a farofa de biscoitos e nozes. Finalizei com as raspas de limão e levei para gelar por 4h.

Ficou delicioso!

Minhas considerações:

- uma dica importante: as claras devem estar em temperatura ambiente, assim elas crescerão bem. Bata até que elas dobrem de tamanho;

- Você pode variar o sabor do creme. Fiquei imaginando um creme de maracujá, com uma calda de maracujá bem azedinha e o crocante das sementes... hummm;

- eu triturei bem os biscoitos com as nozes. Percebi que o crocante da farofa não rolou... vou triturar mais grosseiramente da próxima vez;

- É uma sobremesa leve e deliciosa. Vai agradar em cheio;

- Rendeu 6 generosas taças;


Bom apetite!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir