Arroz com lentilhas (Mjadra) - Da Nossa Pequena Cozinha

9 de julho de 2014

Arroz com lentilhas (Mjadra)

Postado por: Marília


Arroz com lentilhas (Mjadra)


A cozinha árabe tem lugar cativo no meu coração.

Hoje quero dividir com vocês este arroz fabuloso que, apesar dos poucos ingredientes, tem sabor espetacular!

Escolhi e lavei em água corrente cerca de 300g de lentilhas secas. Levei-as para cozinhar em cerca de 1 litro de água fria com uma pitada de sal e 1 folha de louro em panela aberta e fogo médio, até ficarem al dente (a meu gosto).

Arroz com lentilhas (Mjadra)


Enquanto a lentilha cozinhava - o que levou cerca de 30 minutos - fritei em fogo médio/baixo 3 cebolas fatiadas em fio de óleo, mexendo sempre, até que ficassem douradas. Reservei em um prato.

Arroz com lentilhas (Mjadra)


Na mesma frigideira, adicionei um fio de óleo e fritei 2 dentes de alho bem picadinhos, adicionei a lentilha com um pouco do caldo do cozimento (1/2 xícara de chá aproximadamente)  e juntei 2 xícaras (chá) de arroz cozido (al dente). Em fogo alto, deixei refogar até que toda a água secasse. Desliguei o fogo e acertei o sal.

Num refratário acomodei o arroz e cobri com a cebola frita. Reguei tudo com um fio de azeite e servi imediatamente.

É, os árabes sabem das coisas...

Minhas considerações sobre o Arroz com lentilhas (mjadra):


- Na receita original, o arroz é cozido na mesma água que a lentilha, tão logo esta esteja cozida. Não me senti segura para tal, de forma que preferi cozinhá-los separadamente;

- Para agregar mais sabor, adicionei 1 bago de cardamomo na água do cozimento da lentilha e 1 colher (chá) rasa de pimenta síria nas cebolas já caramelizadas - opcional, mas faz toda diferença!

Se fizer me conta depois?

Beijo grande!

Bom apetite!



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir