Lombinho marinado na cerveja - Da Nossa Pequena Cozinha

31 de outubro de 2014

Lombinho marinado na cerveja

Postado por: Marília



Dia desses fui ao supermercado e, para minha alegria, era dia de promoção de cortes suínos (adoro!!).

Comprei um lombo lindão que preparei da forma mais simples possível. No caso do lombo - acredito eu - tempero honesto e umidade da carne já são garantia de sucesso.

Num saquinho de congelar acomodei o lombo (a peça tinha 1,200kg) e comecei a acrescentar os ingredientes da marinada, que foram:

5 bagas de zimbro
1 folha de louro
2 dentes de alho cortados ao meio
1 cebola pequena cortada em quatro partes
3 raminhos de tomilho fresco
1 lata de cerveja clara
Sal a gosto
Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
Noz moscada a gosto



Retirei um pouco do ar e dei um nó na ponta do saquinho. Deixei descansar na geladeira por 4h. A cada hora, mudava o lado do saquinho para que toda a peça ficasse em contato com os temperos.

Passadas as 4h, liguei o forno em temperatura média e coloquei uma frigideira grande em fogo alto para selar a carne. Essa técnica tem a função de fechar os poros da carne e manter todos os líquidos no seu interior; garantindo suculência. 



Quando a frigideira estava bem quente, coloquei um fio de óleo e acomodei o lombo, deixando dourar bem de todos os lados. Desliguei o fogo e passei para um refratário (com a gordura para cima) e levei para assar por aproximadamente 25 minutos. Na mesma frigideira, despejei a marinada (peneirada) e deixei reduzir um pouco.

Depois de assado, fatiei o lombo e servi regado com o molho. Como acompanhamento, farofa de maçã com castanhas e salada de feijão branco (que ensinei aqui).

Bom dimais da conta!!

Minhas considerações:

- Eu costumo manter a capa de gordura que vem na peça. O máximo que faço é, se estiver muito grossa, dou uma cortadinha. Mas nunca retiro tudo.

- Não deixe o lombo assar demais. Lombo seco é a treva!

- Esse prato é super democrático. Pode-se servir com arroz, couve, salada, legumes. Tem mais opções de acompanhamento aqui.


- Se fizer me conta? 



Bj grande!

Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir