Creme brulée - Da Nossa Pequena Cozinha

30 de novembro de 2014

Creme brulée

Postado por: Marília

Creme brulée


O Fabuloso Destino de Amélie Poulain é um dos meus filmes preferidos! Ele conta a história de Amélie, uma espirituosa jovem francesa que nos apresenta de forma delicada – e bem humorada – como desfrutar dos pequenos prazeres da vida. Um dos prazeres da protagonista é quebrar a casquinha crocante do creme brulée, a sobremesa que apresento à você hoje!

Os ingredientes são:

6 gemas
10 colheres (sopa) rasas de açúcar
500ml de creme de leite fresco
1 fava de baunilha
açúcar cristal

Levei uma chaleira com água ao fogo. Pré aqueci o forno a 180ºC.

Comecei peneirando as gemas. Esta etapa é importante para eliminar a película e, assim, não deixar a sobremesa com gosto forte de ovo. Não passe a colher. Deixe drenando lentamente.

Enquanto isso, aqueci o creme de leite em fogo baixo, sem deixá-lo ferver. Abri a fava da baunilha e, com a ponta da faca, removi as sementes e adicionei ao creme de leite. Tampei a panela e deixei infusionar por 10 minutos.

Numa tigela de tamanho médio, bati as gemas peneiradas com o açúcar, até adquirir um creme claro. Acrescentei o creme de leite aquecido e mexi sem parar, para que as gemas não cozinhassem (senão, o aspecto será de leite talhado e queremos um rico creme liso e sedoso, não é mesmo?).

Com uma concha, distribuí o creme em ramequins. Acomodei os potinhos numa forma e levei para o forno, adicionei a água quente para o banho-maria e deixei assando por 1h aproximadamente.

Deixei esfriar. Cobri com filme plástico e levei à geladeira de um dia para o outro.

No momento de servir, polvilhei o creme com uma fina camada de açúcar cristal e queimei com maçarico, até que o açúcar ficasse bem douradinho.

Creme brulée


Minhas considerações:

 - esta é um sobremesa delicada. O contraste da cremosidade do creme e o crocante da casquinha é delicioso!

- caso não possua um maçarico não tem problema. Pegue uma colher que você não queira usar mais e leve para aquecer ao fogo até ficar bem quente. Deslize-a sobre a superfície açucarada. Repita o processo quantas vezes forem necessárias. Lembre-se de limpar muito bem a colher após cada utilização, eliminando qualquer resquício de açúcar, ok?

- Quanto ao filme, recomendo que assista. É tão delicioso quanto este doce!


Bom apetite!

Creme brulée



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir