domingo, 16 de novembro de 2014

Cuscuz de tapioca

Postado por: Marília





Dia desses planejando o cardápio da semana (para posterior publicação aqui no blog) deparei-me com este prato. Não sei bem por qual motivo, me incomodei por nunca comido o tão famoso cuscuz de tapioca.

Sei que algumas regiões este cuscuz é servido no café da manhã. Preferi a versão sobremesa, regada com leite condensado (hehe...).

Folheando o livro Cozinha de Estar, da linda Rita Lobo (fiz a resenha aqui), encontrei esta receita. A foto tinha cara de coisa gostosa - como a minha, modéstia a parte - e os ingredientes super acessíveis. 


Vamos à receita?

250g de tapioca granulada
250 ml de leite de coco
250 ml de água filtrada
1/2 xícara de açúcar
1 pitada de sal
leite condensado
coco fresco em lascas ou ralado

Numa tigela grande misturei o leite de coco, a água, o sal e o açúcar. Aos poucos, juntei a tapioca, misturando sempre, para que não empelotasse.

Deixei hidratar por 30 minutos aproximadamente - em temperatura ambiente - mexendo de vez em quando com um batedor de arame, até ficar com esta carinha:



Untei com manteiga e forrei com filme plástico uma forma de bolo inglês. Transferi a mistura da tapioca e alisei com uma colher. Levei para gelar por 4h.



Para servir, fiz uma caminha de leite condensado no fundo do prato, desenformei o cuscuz por cima e finalizei com as lascas de coco.



Cortei em fatias e servi com um pouco mais de leite condensado.



Delicioso!!


Minhas considerações:

- Para fazer as lascas de coco utilizei o descascador de legumes; 

- Quanto mais geladinho, melhor;

Bom apetite!!


*** receita extraída do livro Cozinha de Estar, receitas práticas para receber. São Paulo: Ed. Paralela, 2012. Pág. 198