quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Risoto de panela de pressão da Rita Lobo

postado por: Marília




Sou superfã da Rita Lobo - acho que vocês já sabem, né? Dia desses dando uma espiadinha no canal do Panelinha no You Tube deparei-me com esta receita e fiquei bem desconfiada... Sou apaixonada por risoto mas como assim risoto feito na panela de pressão?? E o ponto do arroz?? Isso não é heresia?? (rs). 

Porém, assim como a proposta do vídeo era de desmitificar o "sacrilégio" no preparo, o meu depoimento aqui hoje só vem a endossar: dá certo. E muito certo!

Os ingredientes são:

2 colheres (sopa) de azeite 
1/2 cebola picada finamente
1 cenoura ralada finamente
1 talo de salsão picado finamente - se pequeno, acrescente 2 unidades
2 xícaras (chá) de arroz - usei arbóreo
4 xícaras de água quente
1/2 xícara (chá) de vinho branco
2 folhas de louro
3 cravos da india
1/4 de xícara de queijo parmesão ralado
1 colher (sopa) de manteiga
3/4 xícara (cha) de tomatinhos
3/4 xícara (chá) de muçarela de búfala - usei em bolinhas
folhas manjericão à gosto
sal
pimenta do reino


Comecei aquecendo a panela de pressão em fogo médio. Adicionei o azeite e refoguei a cebola até que ficasse transparente. Juntei a cenoura ralada, o salsão e o arroz, e deixei refogar por 1 minuto aproximadamente. 



Acrescentei o vinho branco e deixei cozinhar por 1 minuto. Juntei a água. Adicionei as folhas de louro, os cravos da india. Tampei a panela e deixei cozinhar por 3 minutos (3 minutos apenas) a partir do momento que a panela começou a chiar.

Desliguei o fogo, retirei a pressão. Adicionei a manteiga, o queijo parmesão, o manjericão, os tomatinhos e a muçarela, mexendo após cada adição. Acertei o sal e temperei com pimenta do reino moída na hora.

Servi em seguida, finalizando cada prato com um fio de azeite.



Minhas considerações:

- É uma receita super prática e deliciosa! Vale muito a pena fazer em casa. Farei mais vezes.

- A etapa elaborada na panela é a da receita básica do risoto, de forma que a saborização fica à gosto: camarões, carne, cogumelos... eu segui a sugestão da Rita e ficou maravilhoso!!  

- serve 4 pessoas, ok?


Ótimo apetite!