Salada de cuscuz marroquino, camarões e tomatinhos - Da Nossa Pequena Cozinha

9 de dezembro de 2014

Salada de cuscuz marroquino, camarões e tomatinhos

Postado por: Marília





Já fazia um tempo que o cuscuz (ou couscous) marroquino estava no hall de ingredientes que eu e o Lú queríamos experimentar. Pesquisei algumas formas de consumí-lo e decidi por esta salada linda que vi na revista Nestlé com Você, mas que fiz algumas adaptações, a fim de utilizar os ingredientes que tinha em casa (os tomatinhos, tão estimados por mim! rs). 

Vamos à receita?

Para fazer esta gostosura utilizei:

1 1/2 xícara de cuscuz marroquino
500ml de água quente
500g de camarões limpos
1 xícara de tomatinho cereja
1 cebola roxa (média) picada finamente
suco de 1 limão
cheiro verde finamente picado
azeite
sal
pimenta do reino preta moída na hora


Comecei hidratando o cuscuz: numa tigela, cobri os grãos com a água quente, mexi e tapei a tigela com filme plástico. Deixei repousar por 15 minutos, até os grãos incharem e ficarem macios. Com um garfo, fui dissolvendo os torrões de cuscuz até que ficasse bem soltinho. Reservei.

Aqueci em fogo alto uma frigideira anti aderente. Espalhei um fio de azeite e juntei os camarões. Deixei fritando até que ficassem rosados, salteando para que cozinhassem igualmente - e também evitando que juntassem água. Todo o processo durou cerca de 1:30 a 2 minutos. Temperei com sal e pimenta preta. Reservei.

Numa tigela grande, adicionei o cuscuz, a cebola, os tomatinhos e os camarões. Temperei com o cheiro verde, sal, pimenta preta, suco de limão e azeite de oliva (do bom!).

Misturei delicadamente, até que todos os ingredientes ficassem bem agregados. Acomodei as porções nos pratos e servi em seguida.


Deliciosa!



Minhas considerações:


- Eu decidi por comprar os camarões inteiros e tratá-los em casa. Mas nada impede que você compre seus camarões limpinhos no mercado. Só cuide para comprar produto de boa procedência;

- este prato é uma refeição completa, deliciosa e super leve!

- ótima opção de entrada para as festas que se aproximam: imagine servi-la em copinhos - as famosas verrines. Charmoso demais, né?

- se fizer me conta?



Bom apetite!




Em tempo: O cuscuz marroquino são grãozinhos de sêmola de trigo, que consiste na parte central - e mais nobre - do grão ;) 



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir