Salada de beterraba com hortelã e molho de tahine da Rita Lobo - Da Nossa Pequena Cozinha

4 de fevereiro de 2015

Salada de beterraba com hortelã e molho de tahine da Rita Lobo

Postado por: Marilia

Salada de beterraba com hotelã e molho tahine


Não gosto de beterraba. O marido ama de paixão.

Pelo fato de não gostar, acabo não comprando e privando o pobre de comê-la em casa.

Então o jeito foi procurar preparações que tornassem o legume mais atraente aos meus olhos. Confesso que fui para a internet cheia de preconceitos. Afinal, o que - além de salada - poderia ser feito com beterraba? 

Foi um tapa na cara. De sopa à risoto deparei-me com pratos lindos que despertaram minha curiosidade em experimentá-los (veja só!!).

Para começar, decidi por esta salada com folhas de hortelã e molho de tahine da Rita Lobo, por conta de ter todos os ingredientes em casa.

Vamos lá?

3 beterrabas pequenas
1 colher (sopa) generosa de tahine
Suco de 1 limão
10 folhas de hotelã
5 colheres (sopa) de água gelada
1 colher (sopa) de molho de alho ou 1 dente de alho picado finamente
1 colher (sopa) de vinagre
Sal
Pimenta do reino moída na hora

Lavei bem as beterrabas e cozinhei em panela de pressão com água suficiente para cobri-las. Adicionei o vinagre – que tem por função não deixar a cor da beterraba escapar. Uma vez cozidas, escorri e deixei esfriar.

Numa tigelinha, acrescentei o tahine e o limão. Bati com o fuê até dissolver toda a pasta. Juntei a água gelada aos poucos e continuei batendo para que o molho emulsionasse. Juntei o molho de alho e temperei com o sal e a pimenta. Misturei bem e mantive na geladeira.

Descasquei as beterrabas, eliminei as pontas e piquei em cubos médios.

No momento de servir, piquei finamente as folhas de hortelã. Numa tigela grande juntei o molho, as beterrabas e a hortelã, misturando delicadamente até que tudo ficasse bem agregado.

Simples e perfeito!

Aliás, já estou olhando as beterrabas com outros olhos quando vou ao mercado.



* A receita original, pede beterrabas assadas. Mas como eu não dispunha de 2h para aguardar o processo, lancei mão da boa e velha panela de pressão;

** A receita é do site Panelinha


Se fizer me conta?


Forte abraço!


Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir