Couscous marroquino com legumes salteados - Da Nossa Pequena Cozinha

27 de abril de 2015

Couscous marroquino com legumes salteados

postado por: Marília





Demorei para postar uma nova receita, não é? Mas quero me redimir trazendo este prato incrível para vocês - e de quebra inaugurar uma nova seção no blog: sem carne. É sem carne. 

A algum tempo já vinhamos amadurecendo esta ideia, para contemplar os leitores que por restrição - ou opção - retiraram este item de sua dieta. Ou para quem quiser dar uma "arejada" no organismo. Porque não?


Vamos aos ingredientes?

1 1/2 xícara (chá) de couscous marroquino
500ml de fundo de legumes
1 bok choy
100g de ervilha torta
100g de vagem
1 cenoura média
1 tomate
1 cebola roxa
1 dente de alho
Azeite
sal
pimenta do reino 



Comecei o preparo pelos legumes: depois de lavar em água corrente, descascar, despetalar e fatiar, reservei-os em um prato grande.

Para a cenoura, a vagem, a ervilha e a bok choy, utilizei a técnica do branqueamento - fiz um legume por vez e reservei em um escorredor. 

Aqueci o fundo de legumes (que ensinei a fazer aqui com carne, mas apenas retire este item e proceda da mesma forma). Numa tigela juntei o couscous com o caldo e temperei com sal. Mexi, cobri com filme plástico e deixei descansar por 15 minutos para hidratar.

Numa frigideira anti aderente aquecida, coloquei um fio de azeite e refoguei as fatias de cebolapor 1 minuto. Reservei em um prato. Acrescentei mais um fio generoso de azeite e juntei o dente de alho (com casca para aromatizar o azeite). Acomodei os legumes e, com cuidado, fui agitando a frigideira pelo cabo, afim de que todos fossem envolvidos pelo azeite. Temperei com sal e pimenta do reino preta.

Em cada prato coloquei uma porção de couscous (cerca de 1/2 xícara de chá) e uma porção de cada legume. Reguei com um pouco mais de azeite e servi em seguida.

Lindo, leve e delicioso esse prato ganhará o seu coração! 




Minhas considerações:

- o couscous marroquino rende bastante. Esta porção serviu super bem 4 pessoas;


Se fizer me conta?

Forte abraço!



Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir