Camarões na mini moranga - Da Nossa Pequena Cozinha

5 de maio de 2015

Camarões na mini moranga

Postado por: Marília



Camarões na mini moranga




Outro dia estava fazendo minhas compras da semana no hortifruti e me deparei com essas abóboras lindinhas e não resisti: levei-as para casa.



Camarões na mini moranga - blog Da Nossa Pequena Cozinha



Daí comecei a matutar de como prepararia, de forma a preservar seu formato tão bonito e delicado. Decidi então prepará-las com camarões. Prato típico brasileiro e delicioso!

Os ingredientes foram os seguintes:

4 mini abóboras
500g de camarão-rosa
1 cebola média picada
1 dente de alho picado
2 tomates picados
2 garrafinhas de leite de coco
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1/4 xícara (chá) de água
1/2 xícara de requeijão cremoso de boa qualidade
1 pimenta dedo de moça picada
azeite de boa qualidade
coentro e cebolinha frescos à gosto
sal
pimenta do reino preta à gosto


Comecei limpando os camarões: removi a cabeça, as escamas e as patas. Com uma faca bem afiada, fiz um corte em todo o dorso - não muito profundo - a fim de remover o aparelho digestório - aquela tripinha preta, sabe? Lavei em água corrente e escorri bem.Temperei com sal e pimenta preta e deixei descansar por 30 minutos.

Lavei bem as abóboras com esponja e sabão. Sequei e envolvi cada uma em papel alumínio (lado brilhante em contato com o alimento). Levei para assar em forno médio pré aquecido por 30 minutos.

Quando ficaram macias (espetei com um palito de dente que passou pela casca sem resistência) retirei do forno e deixei esfriar. Fiz um corte horizontal - formando uma tampa - e removi as sementes com o auxílio de uma colher, com bastante cuidado para não remover a polpa. Temperei com sal, pimenta e azeite. Reservei em um local quentinho da cozinha.

Numa panela aquecida em fogo médio, refoguei a cebola e a pimenta em um fio de azeite até que a cebola ficasse transparente. Juntei o alho e refoguei mais um pouco. Acrescentei os tomates picados e a água. Deixei cozinhar até se desmancharem. Diluí a farinha de trigo no leite de coco e despejei no molho, mexendo sempre para não empelotar. Juntei o requeijão e continuei mexendo por aproximadamente três minutos, para que a farinha cozinhasse. Passado este tempo, depositei cuidadosamente os camarões. Baixei o fogo para o mínimo e deixei cozinhar por três minutos. Na metade do tempo mexi delicadamente, para envolvê-los com o molho. Temperei com sal e pimenta preta. Finalizei com o coentro e a cebolinha picada.

Para servir, acomodei a abóbora em um prato e com cuidado, acomodei primeiramente os camarões no interior e depois preenchi com o molho.

Ficou divino!

Camarões na mini moranga - blog Da Nossa Pequena Cozinha


Para a filhota que não gosta de abóbora servi com arroz branco. Limpou o prato!


Minhas considerações:

- o tempo de cozimento das abóboras dependerá da potência do seu forno. Então a partir de 15 minutos, comece a verificar o ponto de maciez; não deixe assar demais, para não se desmancharem.

- utilizei a pimenta sem sementes, por conta da minha criança. Mas caso você curta uma versão hot, pode fazer com sementes;

- é um prato super charmoso e delicioso. 

- cada adulto comeu 2 abóborazinhas e ficamos bem satisfeitos.



Camarões na mini moranga - blog Da Nossa Pequena Cozinha



Se fizer me conta?

Forte abraço!




Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir