Risotinho de arroz 7 grãos - Da Nossa Pequena Cozinha

29 de setembro de 2015

Risotinho de arroz 7 grãos

postado por: Marília


Risotinho de arroz 7 grãos



Vocês se lembram que devido a um problema de saúde de nossa filha tivemos que adequar nosso cardápio. Então... conseguimos! Apenas modificando nossa alimentação o triglicérides regrediu!

Cozinhar saudavelmente deu um pouco mais de trabalho; exigiu firmeza de nossa parte, pois a Lú torcia o nariz para algumas coisas... mas tudo valeu a pena! Foi bom! Muito bom! Percebemos mudanças na cintura (!) na pele, cabelos e o principal: estamos mais saudáveis. Bom, né?

Para não perder o foco, continuamos com a reeducação alimentar de segunda à sexta e aos finais de semana nos permitimos uma escapadinha: uma pizza ou um docinho... afinal ninguém é de ferro. 

Para acrescentar mais grãos na alimentação do dia-a-dia, decidimos experimentar este arroz 7 grãos. Para ficar melhor para o paladar da filhota, decidi por fazê-lo com legumes variados e ficou incrível!

Vamos aos ingredientes?


1 xícara (chá) de arroz 7 grãos
1 litro de caldo de legumes - aproximadamente
1 abobrinha média sem sementes – usei a tipo menina
1 cenoura média
1 cebola pequena - usei a roxa
¼  xícara (chá) de pimentão amarelo
¼  xícara (chá) de pimentão vermelho
½ xícara (chá) de champignon fatiado
½ xícara (chá) de alho-poró picado
1 dente de alho grande
sal
azeite
pimenta preta
óleo vegetal – usei o de milho
salsinha e cebolinha picada
queijo parmesão ralado (opcional)



Cortei os legumes em cubos pequenos (aproximadamente 0,5 cm) e refoguei separadamente numa frigideira anti-aderente com um fio de azeite - respeitando o tempo de cocção de cada um. Fui reservando em uma tigela. Refoguei a cebola e o alho e juntei aos legumes.

Risotinho de arroz 7 grãos


Aqueci o caldo de legumes.

Numa panela aquecida, refoguei o arroz em um fio de azeite por aproximadamente 2 minutos. Adicionei duas conchas do caldo de legumes e uma pintada de sal. Deixei cozinhando em fogo médio com a panela semi tampada, adicionando mais caldo até que os grãos ficassem macios, porém firmes.

Adicionei os legumes e misturei delicadamente. Acertei o sal, temperei com pimenta preta. Finalizei com a salsinha e a cebolinha.

Servi uma porção em cada prato, com um fio de azeite e queijo parmesão ralado.


Ficou delicioso!


Me conte se fizer?


Beijo grande e volte sempre!






Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir