Carne de panela ao molho de cerveja preta acompanhada de purê de inhame - Da Nossa Pequena Cozinha

14 de fevereiro de 2015

Carne de panela ao molho de cerveja preta acompanhada de purê de inhame

Postado por: Marília


Carne de panela ao molho de cerveja preta acompanhada de purê de inhame


Carne de panela é um clássico do trivial brasileiro. Super versátil para uma infinidade de acompanhamentos - além dos amados arroz e feijão <3. 


Quando sobram alguns pedaços, dependendo da quantidade, na minha casa vira molho para uma bela macarronada, farofa ou até mesmo uma deliciosa sopa!

Hoje quero compartilhar um toque que traz mais sabor - e cor - ao que já é perfeito: cerveja preta. E um purê de inhame que é de comer suspirando!


Comecei pela carne: limpei e cortei em cubos aproximadamente 600g de patinho. Temperei com alho socado, sal e pimenta do reino moída na hora. Reservei.

Levei ao fogo alto a panela de pressão. Quando estava bem quente, selei a carne aos poucos em um fio de óleo, até que todos os lados ficassem lindamente dourados. Cobri a carne com o conteúdo de uma lata de cerveja preta (usei Caracu) e o bouquet garni. Tapei a panela e deixei cozinhar em fogo médio baixo até a carne ficar bem macia.

Enquanto isso preparei o purê: descasquei e cozinhei 700g de inhame em água salgada. Escorri e espremi com um garfo. Devolvi para a panela e acrescentei 1 colher (sopa) de manteiga, 3/4 xícara (chá) de leite, 1 colher (sopa) de cream cheese e temperei com sal e pimenta do reino branca. Levei ao fogo baixo até a mistura se dissolver. Para uma consistência mais lisa bati com o mixer. Deixei apurar e desliguei o fogo.

Finalizei com bastante cebolinha picada e servi imediatamente. 


Ficou bom demais!!

Minhas considerações:

- O inhame quando cru, possui uma textura levemente viscosa. Não se assuste. Quando cozido este aspecto desaparece. Contudo, adquire uma coloração acinzentada. Normal, ok?

- Você pode substituir o cream cheese por manteiga;

- Depois de pronta você pode congelar a carne por 3 meses.



Se fizer me conta?


Forte abraço!








Nenhum comentário:

Postar um comentário



Subir